Desenvolvido com os alunos das 5ª séries - Interdisciplinar
Professoras: Ivanete/Orientação de Estudo e Pesquisa - Cidinha/Português - Rosi/Inglês - Vânia/Produção de Texto
Objetivos:
- Promover a utilização do jornal como veículo de formação e cidadania;
- Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas;
- Motivar o aluno a participar de pesquisas a partir de temas estudados na sala de aula;
- Favorecer a formação de opinião, levando a mudança de posicionamneto e de atitudes;
- Conhecer o fenômeno BULLYING refletindo sobre suas consequências na vida dos alunos;
- Divulgar o conceito BULLYING não só no ambiente escolar e familiar, mas também para a sociedade;
- Oferecer atividades que trabalhem valores como tolerância e solidariedade;
- Promover o diálogo entre alunos, despertando-lhes a consciência crítica;
- Valorizar o respeito ao próximo e a si mesmo;
- Estimular o companheirismo, a amizade e o respeito ao outro.
Recursos:
Revistas/jornais com abordagem do tema - cartolinas - canetas coloridas - cola - pesquisa na internet - produção de slide - dança referente ao tema.
Procedimentos:
Após os alunos terem pesquisado sobre o tema na Internet e feito várias leituras em jornais e revistas, solicitei que criassem uma música com o tema Bullying, durante as aulas os alunos apresentavam o que produziam fazendo a leitura e correções da letra da música, no término decidimos montar uma coreografia e incorporar a música.
Os alunos ensaiavam aprimorando a cada aula, decidimos então estampar camisetas para a apresentação BULLYING TÔ FORA!!
Os alunos produziram cartazes e apresentaram no espaço físico da escola, conscientizando assim os colegas.
Avaliação
O trabalho foi avaliado como um todo, participação, criação, conscientização e a apresentação da dança no término do Projeto.