![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSUtuODJgc1jsZQsfkg3_prTzqdmO6ws49POLqO_JUsUFJT_oofEHUH25zycKWt9HWBFuwo-phTh9xg825JuYxzF6pO61FHP9afYyAnwRZHCbNiL0iToXlw2QitpLEHjqmf8exMpvnETk/s320/Fotos+(138).jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiVVS67SeLhbjljuGBbAsUldxQz3FgXVEfnHBWHdftRufHo1pZ6vGXxQzxcfZ1bh2ohfUMUHEHwqSKBvyXXoe9GjuIc11HsGz2FoZeM1V8ryhMliCD1GEsU0xf3RKtTpc8enusewFurIQ/s320/Fotos+(67).jpg)
PROJETO: CORDEL
Disciplinas Relacionadas:
Público alvo: Ensino Fundamental.
Duração: 1ª Bimestre – Interdisciplinar
Justificativa:
• Após sondagem observamos a necessidade de aproximar os alunos do texto literário. Para que fossem estimulados a ter um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja.
• A literatura de cordel nas escolas não é muito conhecida nem explorada, pois a mesma é vista de forma avessa pelos alunos, não trazem consigo o saber de que "Literatura é vida, é arte" devido essa percepção a respeito da falta de divulgação e conhecimento sobre literatura de cordel nas salas de aulas, tornou-se necessário que os alunos conheçam a riqueza que existe nos versos da literatura do cordel para que possam produzir textos, enriquecer como leitor e conhecer uma das mais ricas manifestações da língua
Objetivos :
• Reconhecer a diversidade literária no Brasil;
• Conhecer a literatura característica do Nordeste;
• Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel;
• Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel;
• Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes;
• Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
• Discutir com os alunos como a Literatura de Cordel, até por sobrevivência acaba de incorporar inovações da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.
• Confeccionar mapa localizando a abrangência da literatura de cordel no Brasil;
• Elaborar textos narrativos;
• Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com as narrativas;
• Organizar exposição de trabalhos;
• Pesquisa nas aulas de Informática Educacional.
Conteúdos Curriculares
• Livreto de Cordel
• Pesquisa.
Metodologia
• Pesquisas nas aulas de Informática Educacional;
• Propor aos alunos uma oficina de literatura, utilizando o cordel, como estudo;
• Estudar o cordel, a origem, a historia, a métrica;
• Desenvolver um projeto "resgatando o cordel" para ser apresentado em sala de aula;
• Elaboração de textos;
• Confecção de folhetos;
• Exposição.;
• Visita do autor Cêsar Obeid.
Sugestão de Desenvolvimento:
Etapas Ações
Pesquisar sobre o tema - Os alunos nas aulas de informática irão pesquisar a literatura de cordel.
Mapas - Localizar no mapa do Brasil a região onde a literatura de cordel é mais presente;
Escolha de tema para elaborar textos - Depois da pesquisa cada aluno irá escolher um tema para elaboração de texto narrativo auxiliados pela professora de português;
Confecção dos cordéis - Os alunos com os textos já elaborados irão confeccionar os cordéis, ilustrar de acordo com a narrativa.
Exposição dos trabalhos - Finalizando o projeto, os alunos farão uma exposição dos trabalhos elaborados por eles no estilo feira do Nordeste, isto é, com prendedores de roupa para a apreciação dos alunos.